quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Les Ambassadeurs


Reinaugurado recentemente, o restaurante Les Ambassadeurs, que fica no Hôtel de Crillon (na Place de la Concorde, em Paris), é o local perfeito para compartilhar um belo jantar ao lado da aristocracia francesa.

Ocupando o antigo salão de baile do hotel, que data do século 18, o restaurante oferece uma gastronomia reconhecida como uma das melhores da capital francesa. Nas mesas, casais jovens parisienses, além de turistas do mundo todo que procuram o perfeito serviço à francesa e uma gastronomia de primeira. 

O lugar impressiona por sua grandiosidade e pompa, uma mistura de tradição com modernidade, onde a história vive em harmonia com a atualidade, sem perder a sofisticação e a elegância. A decoração estilo Louis XV foi concebida à época pelo arquiteto Jacques-Anges Gabriel: marchetaria com seis diferentes tipos de mármore e imponentes lustres de cristal. 

Ainda na decoração, as cadeiras e as mesas são vestidas com cores claras para criar uma sensação de harmonia com as nuances do mármore. Os painéis espelhados refletem a luz cintilante, enquanto os pendentes luminosos do lustre de cristal brilha. Às mesas, talheres de prata, taças de cristal, guardanapos de linho...

A carte traz pratos com coelho, foie gras, lagosta, caviar, sempre leves e saborosos, no melhor estilo francês. Destaque para o Le Saint-Pierre doré, carottes grenailles étuvées au gingembre e La Langoustine juste saisie, fenouil croquant, jus corsé au yuzu. Como sobremesa, doces cuidadosamente preparados de maçã, chocolate, sorvete, além de queijos selecionados: especialidades francesas.

Menus degustação são uma tentação à parte, e oferece ao cliente a oportunidade de conhecer quatro ou seis opções de pratos e, tanto no almoço como no jantar custa 68 euros e 140 euros, respectivamente, por pessoa. À parte, é possível escolher entre vinhos brancos, tintos e champagne. Todos nacionais, é claro.

Chefs
Amandine Chaignot é a sub-chef, abaixo de Christopher Hache (foto). Depois de participar da Ecole Ferrandi, trabalhou no Le Plaza Athénée, Ritz Hotel (em Londres), Le Meurice. Jérôme Chaucesse é o chef pâtissier e responsável pelos deliciosos doces.

Quem assina a carta de vinhos desde 1995 é o sommelier David Biraud, que acumula diversos prêmios, incluindo o de Melhor Sommelier da França, em 2002. Biraud começou como chef antes de descobrir sua paixão por vinho, o que lhe deu habilidade para harmonizar prato e vinho com grande sensibilidade.

Com uma equipe desse porte, quem não quer experimentar o que eles são capazes de fazer?

Les Ambassadeurs, 10, Place de la Concorde, 75008, Paris, tel.: 33 (0) 1-44-71-16-16

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dois Santos Lodge Resort


Exclusividade. Assim pode-se definir o Dois Santos Lodge Resort, localizado em Porto Feliz, cidade próxima a Itu, no interior de São Paulo. O resort-boutique, que ocupa uma área de mais de 200 mil metros quadrados, reúne bom gosto, boa gastronomia e bem-estar em um mesmo local. 

Como está no campo, o local é rodeado por área verde e é o contato com a natureza que prevalece. Isso porque na área externa é muito comum o hóspede se deparar no jardim e também onde há mesas de pingue-pongue e sinuca, por exemplo, com coelhos correndo, pavões andando despretensiosamente (mas sem abrir a cauda colorida), galinhas d’Angola, passarinhos, e por aí vai. 

Mas o que faz sucesso mesmo no Dois Santos, nome que se refere a dois nomes bíblicos: os apóstolos São João e São Marcos, é a bela praia de água doce com espreguiçadeiras para relaxar e aproveitar o sol. Na praia há também lounges para quem quer apenas aproveitar o dia ao ar livre ou assistir às práticas de esportes náuticos. 

Quem quer praticar esportes há espaço para o tênis, uma vez que há amplas quadras de saibro. O futebol não fica de fora e há opções de campo e areia.

A arquitetura privilegia a beleza natural e as acomodações são formadas por 17 chalés repletos de bom gosto e requinte. Televisor de LCD na parede, TV a cabo, frigobar recheado. No banheiro, produtos L’Occitane. As crianças podem ficar à vontade pela propriedade, pois os monitores se encarregam de entretê-los. Além da brinquedoteca, eles organizam passeios para deixar os pequenos ocupados.

A gastronomia também merece destaque. A culinária internacional fica sob responsabilidade de uma equipe de profissionais que já passaram por grandes hotéis no exterior e por restaurantes de luxo em São Paulo. No café da manhã, frutas frescas, frios, pães deliciosos. O almoço, em sistema de bufê, reúne delícias para a família toda. À noite, quando tem festa aberta a convidados da região, por exemplo, prevalecem os petiscos, como as bruschettas de brie. 

Por falar em festa, um senão para o hotel. Isso porque geralmente ela tem hora para começar, mas não para terminar e a música alta pode incomodar bastante quem resolve sair mais cedo para descansar. Portanto, uma dica: antes de fazer a reserva, nada mais justo que se informar se haverá festa ou não. Se não estiver entusiasmado para curtir o som dos anos 1980, principalmente, regado a chope Schin, reprograme a viagem.


Relax garantido
Dentro do Dois Santos há um novo SPA, cuja consultoria é de Soon Hee Han, da rede Shishindo. Para começar, o local onde está o SPA é uma área tranquila, que convida o relaxamento, cercado por hibiscos e árvores frutíferas, como a pitangueira, jabuticabeira (e de onde é possível colher e se deliciar diretamente do pé), entre outras, que são um convite para os pássaros.

Dentro do SPA, três ambientes: recepção, o SPA Wet, que conta com sauna aromática, sala de ducha Vichy Tropical, ducha comum e vestiários inspirados na Ásia Tropical, e o espaço que abrange as salas de terapia, no total de quatro. 

O cardápio de tratamentos é divido em Ocidente e Oriente, além dos banhos de imersão. Na ala Ocidente, estão a seção Cosmopolitan, com tratamentos mais usuais e populares, como massagens antiestresse, drenagem linfática, limpeza de pele, gommage, entre outros. E na ala Oriente, a seção Ásia e Florestas oferece tratamentos que resgatam as práticas milenares para promover a saúde e o rejuvenescimento, utilizando produtos “in natura” e óleos essenciais. Fazem parte deste menu exótico a Terapia das Pedras Preciosas, do Mandara a 4 mãos, Papaya Esfoliação, Pijah, Lomi Lomi Havaí, entre outros. A seção Five Elements segue a filosofia do bem estar, com práticas que visam a beleza e a longevidade, como Shiatsu, Kobido, reflexologia japonesa e outras.

Para sublinhar a eficácia dos tratamentos, o SPA Dois Santos utiliza produtos de marcas renomadas, como os da Klaroma Internacional, que possui matérias-primas nobres em uma linha que vai do clássico ao fun; os itens da Vinotage Cosméticos, à base de princípios ativos das uvas vitis viníferas - poderosos antioxidantes - e que possui uma linha abrangente para cabelos, corpo, face, além de sais e sabonetes; os produtos Golden Skin, à base de ouro e caviar da Être Belle, marca de cosméticos alemã que atua há cerca de 30 anos no mercado europeu; os óleos essenciais da Laszlo, referência no segmento; e, ainda, aroma cosméticos da Podder, empresa inovadora que oferece águas-aroma e perfumes criados para despertar emoções positivas, baseados na neurociência e na aromaterapia. Alguns deles serão comercializados no próprio local, para continuidade dos tratamentos. 


--
Assine aqui para receber a newsletter.