quinta-feira, 31 de março de 2011

Exposição Ailleurs

Carte Centres Fantomes, de Fernando Prats

O Espaço Cultural Louis Vuitton, em Paris, apresenta a exposição Ailleurs que, em português, quer dizer “em outro lugar”, em uma tradução livre. A proposta é uma nova variação sobre o tema de viagem e descobertas. Ao todo, são 18 artistas ditos “expedicionários”.

Ailleurs foi aberta de maneira simbólica com o trágico exemplo de Bas Jan Ader, um artista conceitual que quis, em 1975, atravessar o Atlântico com uma embarcação imprópria, sob pena de pagá-la com a sua própria vida. E também sobre o icônico Giovanni Anselmo, que escalou o monte Stromboli, na Itália, como um contato com o infinito. A mostra também irá prestar homenagem ao trabalho artístico a um pioneiro do gênero, Paul Gauguin.

Cada artista se expressa de uma maneira diferente e peculiar. Para Olivier Leroi e Alix Delmas, por exemplo, outro lugar não é apenas geográfico, mas também contextual.  Fernando Prats capta os traços de uma erupção vulcânica. Alguns esperam da expedição uma informação sobre o estado do mundo, outros vivem como um julgamento, e há ainda os que vivem como uma aventura. Até que, como Andreas Angelidakis, a última forma de criação: partir em festa ao mundo virtual gerado pela civilização digital.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, das 12h às 19h, e aos domingos, das 11h às 19h.

Espace Culturel Louis Vuitton
101, avenue des Champs-Élysées, 75008, Paris, Tel.: (33) (1) 53-57-52-03

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hôtel de Crillon

No coração de Paris, na Place de la Concorde, 
o hotel exala luxo e história

 

Em 1758, o rei da França, Louis XV, pediu para que o mais aclamado arquiteto da época, Jacques-Ange Gabriel, construísse duas estruturas na Place de la Concorde, no coração de Paris. O resultado foi uma verdadeira obra-prima da arquitetura do século 18. A praça, aliás, foi batizada de Louis XV, e só mudou de nome, para o atual, em 1792.

No local, ele também pediu que o escultor Bouchardon fizesse uma estátua sua que, naturalmente, passou a ocupar o centro da praça. Além da estátua do rei a cavalo, há obras de Pigalle, simbolizando a paz, justiça, força e prudência. E a Place de la Concorde também foi palco, em 1770, para a comemoração do casamento do futuro Louis XVI.

Após a Revolução Francesa, o Primeiro Cônsul decidiu retirar a estátua da Liberdade, que tinha tomado o lugar da efígie real. Em 26 de outubro de 1836, o Obelisco de Luxor foi erguido com o máximo cuidado sob o olhar atento de uma multidão de parisienses. 

O Obelisco, principal ponto da praça, tem nada menos que 23 metros de altura e pesa 220 toneladas. Presente do sultão Mehmet Ali à França e a Charles X, em 1831, tornou-se um dos monumentos mais conhecidos da Cidade Luz. Trata-se, na verdade, de uma homenagem ao deus do sol do Egito Antigo, e fica em perfeito alinhamento com o Museu do Louvre e com o Arco do Triunfo, principalmente se visto a partir do pórtico do Museu mais famoso do mundo.

Localizada entre o jardim des Tuileries e a avenue des Champs-Élysées, a Place de la Concorde tem se tornado ao mesmo tempo um lugar de festa e de revolta ao longo dos séculos. Além de ter sido cenário para fotos e cenas de filmes, a praça, atualmente, é um lugar muito admirado por milhões de visitantes que vão a Paris apreciar seus monumentos, principalmente à noite, quando está toda iluminado.

Tudo isso para contar a história e saber a importância da praça, porque é lá onde está instalado o Hôtel de Crillon, em um casarão que outrora fora uma suntuosa residência privada, decorada pelos melhores artistas e artesãos da época. Neste prédio, aliás, foi assinado o tratado franco-americano que reconhecia a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assinado por Benjamin Franklin, Arthur Lee e Gérard Conrad, em 6 de fevereiro de 1778.

Suíte presidencial, em estilos Louis XV
De mansão a hotel
Foi a partir de 1909 que a mansão foi transformada em um hotel de luxo, pela família Crillon, e começou a hospedar viajantes do mundo todo, principalmente aqueles que buscam conforto e serviço de luxo. Entre os ilustres, já se hospedaram na antiga mansão o imperador Hirohito do Japão, o rei George V, da Inglaterra, o rei Juan Carlos e a rainha da Espanha, os  presidentes dos Estados Unidos: Herbert Hoover, Theodore Roosevelt, Richard Nixon, além de inúmeros outros estadistas, celebridades e artistas.

Membro do Leading Hotels of the World, tudo no Crillon é superlativo, principalmente quando se fala em bom tratamento e serviço diferenciado. Para o hóspede que acaba de ocupar um dos seus 147 quartos (sendo 44 suítes), música ambiente. E todos são espaçosos e luminosos, sempre com o charme da decoração estilo Louis XV, sem se esquecer do conforto moderno. São mármores, cristais, seda por toda parte, oferecendo uma atmosfera glamourosa e chique. Nos banheiros, as ammenities são da francesa Annick Goutal. Há ainda acesso gratuito à internet de alta velocidade com e sem fio, serviço de quarto 24 horas, climatização, televisor LCD e canais via satélite, telefone com correio de voz, roupões de banho e pantufas, minibar. Do alto, a vista é para a Torre Eiffel, outro símbolo da capital francesa.

Os hóspedes são formados por americanos, asiáticos, além de brasileiros, russos e árabes que procuram a infraestrutura que o local oferece, pois conta com fitness e business center, concierge disponível 24 horas por dia, recepção especial para mulheres, para crianças e butique.

Sem falar, é claro, dos restaurantes. Ao total são dois. Les Ambassadeurs oferece café da manhã, brunch aos sábados e domingos, almoço de terça a sexta e jantar de terça a sábado. O local é ímpar: com decoração estilo Louis XV, talheres de prata, porcelana e todo o serviço à francesa que se tem direito.

Já o L'Obe tem menu criativo, tornando-se o local ideal para um almoço ou jantar chique e descontraído. Já o bar, concebido pelo escultor César, oferece atmosfera parisiense e íntima a qualquer hora do dia. Le Jardin d'Hiver é o local onde se pode, a qualquer hora do dia, lanchar, se reunir. E Le Patio é o ambiente agradável para ser aproveitado de maio ao final de setembro (dependendo das condições meteorológicas), pois é o local do lado de fora do hotel, como se fosse uma varanda, com esculturas e jardim suspenso. Para finalizar, o salão Les Batailles é ideal para as grandes comemorações e banquetes e tem vista para a Place de la Concorde.

Um hotel cheio de pompa e rodeado de história, em um dos locais mais encantadores de Paris. O que se pode querer mais?

Hôtel de Crillon - 10, Place de la Concorde, 75008, Paris, tel .: 33 (0)1 44-71-15-40

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exposição

Desculpem a foto, mas foi o que deu pra arrumar



Quem ainda não conhece ao vivo, terá a oportunidade de apreciar o "Abaporu" (1928), quadro da pintora brasileira Tarsila do Amaral, durante a exposição que será realizada em Brasília, de 23 de março a 5 de maio, no Salão Oeste do Palácio do Planalto. 

Isso porque a obra, que faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires (Malba), fundado em 2001, está sendo emprestada pelo museu argentino a pedido da presidente Dilma Rousseff. 

Além de Tarsila do Amaral, representante da pintura modernista nacional, outras brasileiras terão suas obras expostas na mostra que faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, como Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Leda Catunda, Beatriz Milhazes, Carmela Gross, entre outras.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Café da manhã em Buenos Aires

Freddo oferece diversas opções para o café da manhã

Que tal tomar um café da manhã gostosinho em Buenos Aires? Se nos hotéis temos opções como media luna com doce de leite e outras delícias gordurosas, a soeveteria Freddo - com diversas unidades na cidade - tem também ótimas opções para começar bem o dia. 

Uma dica para o desayuno é o menu que contém duas tostadas acompanhadas de queijo (um tipo de requeijão) e geleia de fruta, café com leite ou chá e suco de laranja. Tudo por 16 pesos, ou seja, pouco menos de R$ 8. No Rio de Janeiro, provei um menu parecido por R$ 12, tal como escrevi aqui.

Aqui, o bom é aproveitar as mesinhas do lado de fora que algumas unidades possuem, além dos jornais e revistas do dia. Para completar, a rede wi-fi é gratuita.

Menu do Natural Deli: pedaços de frutas na geleia!

Um pouco mais caro, mas com mais pães, inclusive uns deliciosos com pedaços de amêndoas, é o Natural Deli, restaurante com produtos orgânicos. O menu Natural Deli, por exemplo, é bem parecido e sai por 26 pesos. Traz: café com leite ou chá, pães tostados, geleias caseiras e o suco de laranja, que é menor.

No local, aliás, o forte são os sucos de frutas e as vitaminas batidas na hora. E a geleia tem pedaços de frutas... hmmmm!

O café também oferece jornais e revistas o que, aliás, é bem comum ver as pessoas sentadas ali lendo ou usando a rede de internet sem fio.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Adega Publicis Drugstore

Adega da Publicis Drugstore, na avenue des Champs-Élysées
Quando for passear pela avenue des Champs-Elysées, em Paris, aproveite para dar uma espiada na adega de vinhos da Publicis Drugstore, que fica no alto da avenida, próxima ao Arc du Triumphe. A sugestão do sommelier local é descobrir sua seleção de sidra e de calvados, uma bebida feita à base de maçã.
O Domaine Dupont é particularmente bem cotado por suas sidras e calvados. Situado em Victot-Pontfol, na região do Pays d’Auge, na Normandia, a família Dupont opera há quatro gerações um campo de 50 hectares, sendo 30 de pomares de maçã.

A bebida é feita a partir de 10 variedades de maçãs que, após serem lavadas, trituradas e extraídos os seus sucos por prensagem, a fermentação é feita naturalmente em sidra. Calvados é produzido pela dupla destilação em alambique, seguido pelo envelhecimento em barris de carvalho. 

Calvados Réserve é fresco e doce e possui notas de maçã, especiarias e pimenta branca. A garrafa de 70 ml sai por 36,50 euros. Já o Calvados Millésime 1977 Non Réduit é de grande intensidade aromática, pois não é reduzido, ou seja, não tem adição de água. Suas notas cítricas, de baunilha, especiarias (noz-moscada), setornam um momento especial de degustação. A garrafa 70 ml custa 138 euros.

Publicis Drugstore 133, avenue des Champs-Élysées, 75008, Paris, tel.: 33 (0) 1-44-43-77-64