quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Les Arts Décoratifs

Escarpins de couro branco, coleção primavera-verão 1998, Benoît Méléard por Jérémy Scott

O museu Les Arts Décoratifs, em Paris, localizado próximo ao Musée du Louvre, sedia a exposição Animal até novembro. A proposta é apresentar como os animais, selvagens ou domésticos, servem como inspiração na vida do homem em mais de 400 obras.

A mostra confronta os estilos e as épocas sob um ângulo dos animais no mobiliário, na moda, em tecido, jogos, brinquedos, cartazes, joias que revelam o modo múltiplo no qual o homem se apropria do animal e o integra à decoração cotidiana. Há algumas, inclusive, de gosto bastante duvidoso.

Bule de porcelana (1833)
Na exposição, é possível ver obras que foram desenvolvidas a partir da forma do animal, já que o corpo dele se revela uma fonte de adaptações aos objetos do nosso cotidiano. Há ainda estátuas feitas de porcelana com motivos animais que datam do século 18 ou até mesmo as esculturas de bronze do século 19.

O animal também é usado em cartazes e na publicidade, tal como o carro da Peugeot, que combina o poder do leão. O museu vale a visita principalmente por seu espaço, por sua arquitetura. E o local não resume-se a esta mostra, já que sempre há mais de uma acontecendo simultaneamente.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 18h, sendo que às quintas fecha às 21h. O ingresso custa 9 euros.

Les Arts Décoratifs 107, Rue de Rivoli, 75001, Paris, Tel.: (33) 01 4455-5750