South Beach: areias brancas e águas claras |
Calor, praia, conforto, luxo e, claro, compras. Assim é Miami, destino que reúne lazer e descontração em outro ritmo. Ao mesmo tempo em que o local é indicado para quem quer descansar, é também perfeito para quem não quer parar um minuto. Se há 10 anos Miami era parada obrigatória para quem ia passar as férias na Walt Disney World, em Orlando, já que era em Miami que as compras aconteciam, hoje em dia muita coisa mudou. O local virou destino de luxo e ponto de partida para os cruzeiros pelo Mar do Caribe.
Localizado no coração de Miami Beach, o hotel W South Beach é o destino “pé na areia” perfeito para quem quer aproveitar o calor da cidade, já que a praia é bastante convidativa, tal como fazem os europeus que circulam por ali. Porém, se não quiser se esbaldar em suas areias claras e em suas águas azuis, o próprio hotel oferece diferentes tipos de diversão outdoor, opção preferida pelos norte-americanos que seguem para a Flórida, um dos estados mais quentes do país e, portanto, destino durante o inverno. Já os brasileiros preferem as duas opções: praia e piscina.
Além das espreguiçadeiras, é possível alugar as privates cabanas, como a WOW, que tem capacidade para 10 pessoas. Lá, sirva-se de saladas, petiscos e bebidas com a ajuda dos atendentes. Se não quiser ficar parado, pranchas de surfe estão à disposição dos hóspedes, assim como equipamentos de snorkeling. Há ainda fitness center, quadras de tênis e de basquete, a sensação entre os visitantes. A cidade também contribui, quando oferece o aluguel de bicicleta, no qual é possível pegá-la em um lugar e devolvê-la em outro, tal como acontece em Paris, por exemplo.
Fachada em diagonal com vista para a praia |
Tesouro
Do lado de dentro, muito conforto e sofisticação. A porta de entrada do quarto lembra a de um cofre de banco. Isso porque, ao entrar, o visitante encontra o tesouro, localizado no fundo do ambiente e que pode ser avistado a partir dos grandes janelões: South Beach. Entre as acomodações, há diferentes opções de tamanho, começando com a suíte até chegar aos penthouses. Os preços das diárias variam de 459 a 8.500 dólares.
Aqui o brasileiro pode se sentir em casa. E o convite é feito pela diretora de vendas e marketing, Meire Ramos, que é paulistana e vive por aqui há mais de 15 anos. Ela conta que seus conterrâneos gostam de frequentar a cidade principalmente para fazer compras e mais de 10 milhões de dólares em apartamentos foram vendidos a eles.
Inaugurado em julho de 2009, o hotel-residência em Miami é a 31ª unidade da rede W Hotels Worldwide, que possui 41 hotéis nos mais vibrantes e exóticos destinos ao redor do mundo. Com mais de 12 anos de sucesso, a empresa quer chegar a 50 unidades no final de 2012. Para tanto, já foram anunciadas filiais em Paris, Xangai, Abu Dabi, Bancoc, Atenas e outros. Em Miami, são 408 unidades com vista para o mar, sendo que 336 pertencem ao hotel. Muitas das unidades que têm dono são de jogadores de basquete. Foram eles, aliás, que exigiram a academia com ótimos equipamentos e que os hóspedes podem usufruir.
A arquitetura tem assinatura de artistas renomados, incluindo o arquiteto Costas Kondylis em colaboração com a NBWW & Associates, Anna Busta do Studio B Design, a paisagista Paula Hayes e o fotógrafo Danny Clinch. Juntos, eles combinaram elementos de arquitetura orgânica com um design contemporâneo para criar um ambiente urbano que presta homenagem à art déco. Kondylis foi responsável por criar a fachada dinâmica, cujo design do prédio posiciona os quartos a um ângulo de 25 graus, deixando aos hóspedes vistas deslumbrantes do Oceano Atlântico.
Já o lobby, que aqui é chamado de W Living Room, ficou sob a batuta de Anna Busta, que caprichou nos elementos de art déco, incluindo pisos banhados a bronze e madeira com borda terrazzo, e uma linha de colunas de quartzo branco posta contra uma parede de mármore de 36 metros de comprimento. Ali perto está o W Living Room Bar, com vista para o deck da piscina e o jardim de luxo Grove. O Grove, aliás, tem inspiração nos jardins da região de Provence, na França, com seus caminhos sinuosos entre lírios do brejo e grama verde, lanternas do século 19, folhas suspensas por árvores de uva-da-praia e objetos dos anos 1920 garimpados em “mercados de pulga” franceses.
Grove: jardim inspirado na região de Provence |
Além dos próprios norte-americanos e dos europeus, há brasileiros em grande quantidade, assim como o punhado de celebridade que vira e mexe passa por ali, como Leonardo Di Caprio, Cameron Diaz e o cantor Caetano Veloso, já que o W South Beach inspira hóspedes com seu design e arquitetura, assim como a valorização da arte, natureza, entretenimento, gastronomia e vida noturna. Para se ter uma ideia, o local conta com mais de 60 milhões de dólares em artes. Por seus corredores, por exemplo, estão duas telas originais, é claro, de Andy Warhol, fotografi as do acervo pessoal de Danny Clinch (com fotos de diferentes cantores em cada andar, de Missy Elliot a Elvis Costello, passando por Johnny Cash), obras de Richard Serra e Jean-Michel Basquiat.
Outra preocupação é com a trilha sonora que faz parte da atmosfera do W nos restaurantes, na piscina e até mesmo nos corredores. Nos quartos, um CD com direção musical de Michelangelo Laqua, que tem bom gosto e sabe combinar perfeitamente o luxo com o cool, fica à disposição para cada um aproveitar os momentos na suíte com o potente aparelho de som, que tem opção para música vinda de CD ou até mesmo do iPod.
De acordo com o gerente geral do hotel, George Cozonis, os hóspedes do W South Beach escolhem o local pelo estilo de vida, porque têm amor por música, moda, entretenimento, design. “O que torna este hotel especial é o seu acervo de arte”, conta Cozinis, que é grego, mas há muitos anos vive na cidade. “As pessoas vêm para cá em busca de diversão”, completa.
Para completar o conforto, está à disposição o inédito conceito Whatever/Whenever, serviço que busca disponibilizar o que o hóspede deseja 24 horas por dia, sete dias por semana, o conhecido 24/7. Para desfrutar do serviço, basta apertar uma tecla do telefone do quarto ou até mesmo baixar o aplicativo do hotel no iPhone, iPod Touch ou até o recém-lançado para iPad, e solicitar o que precisa, como comprar produtos do hotel, agendar o horário que o café será servido no quarto ou até mesmo solicitar algo que esteja faltando entre as amenities do banheiro, que são da marca Bliss, grife que possui um SPA no próprio hotel.
Gastronomia
Nas dependências do hotel, há opções gastronômicas de deixar o visitante cheio de dúvidas. Para quem quer aproveitar a badalação, o destino é o ultra-lounge Wall, novo destino da vida noturna em Miami, designado
para entreter celebridades e VIPs do anoitecer ao amanhecer. Projetado por Anna Busta, o bar é todo dourado e preto, possui um bar envernizado e teto de malha de cobre. As festas durante a semana são regadas a champanhe e recheadas de gente bonita. O hotel, aliás, é o que mais vende Perrier-Jouët, por exemplo. Para comer, há duas opções: Soleà, restaurante de culinária mediterrânea contemporânea, onde também é servido um delicioso café da manhã, com opções de bufê e à la carte, com pães, frutas, frios, geleias. À frente da cozinha está o chef Michael Gilligan, que criou menu com toque latino, como empanadas de foie gras e queijo de cabra, tiradito de vieira e lagostas sautée com xerez, tomates e estragão. Para acompanhar, vinhos californianos. Além do salão, há um espaço ao ar livre com vista para o esplêndido jardim Grove, que tem tudo a ver com o clima de Miami.
É ali também que está localizado o festejado restaurante chinês Mr. Chow, cujas mesas são bastante disputadas pela nata da cidade e só funciona durante a noite. O local é famoso por ser o favorito das celebridades em Nova York, Las Vegas, Beverly Hills e Londres, cidade que recebeu a primeira unidade, aberta em 1967. A apresentação do próprio chef, quando os garçons anunciam o Show Time, fazendo o trocadilho com os nomes, é um grande acontecimento, pois o lobbydos os olhos se voltam para a entrada da cozinha, de onde sai o chef executivo Xiao Lei Shao e sua massa. Dali, vão surgir, como uma espécie de mágica, os seus famosos noodles.
Bal Harbour Shops: sofisticação na hora de comprar |
As boas compras
Mas como ninguém é de ferro e as lojas estão à disposição dos turistas, o requinte que hoje em dia toma conta da cidade também está presente no centro de compras localizado a 15 minutos do hotel, seguindo pela Collins Avenue. Para chegar lá, o hóspede pode solicitar o carro do hotel ou esperar o ônibus do shopping, que passa para pegar em horários pré-definidos.
O Bal Harbour Shops reúne o conceito de tudo o que se ouve sobre luxo. As melhores grifes das maisons mais conhecidas do mundo, estão lá: Chanel, Dior, Gucci, Louis Vuitton, Lanvin, Carolina Herrera, D&G, Hermès, entre outras, em um total de 100 flagships, incluindo as joalherias, Harry Winston, Van Cleef, Graff, Piaget e Chopard. Há ainda uma imensa Saks Fifth Avenue, com toda sorte de modelos da última moda, seja vestuário, cosméticos e acessórios nacionais e importados, como bolsas da brasileira Victor Hugo. Se quiser exclusividade, a loja oferece serviço de atendimento personalizado em uma sala à parte, na qual o cliente pode escolher, provar, tirar medidas para ajustes, sem ser incomodado. Outra vantagem é o atendimento, que pode ser feito em português, já que só no departamento de cosméticos há pelo menos cinco vendedores brasileiros. Uma mão na roda para tirar dúvidas e comparar produtos.
O shopping center, que serviu de inspiração para o sofisticado Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, está ali desde 1965 e está localizado entre o Oceano Atlântico e a Biscayne Bay. O clima do sul da Flórida foi levado para dentro do mall, que é todo aberto e tem a natureza em volta. Os corredores são verdadeiros oásis verdes, cheios de plantas e com a tranquilidade que se quer ter na hora de fazer as compras e conhecer os últimos lançamentos. No início, muitos lojistas torceram o nariz para a quantidade de árvores, pois elas escondiam as placas dos estabelecimentos, mas atualmente é o seu diferencial. E a ideia sempre foi instalar ali butiques que até então só eram encontradas na Avenue des Champs-Elysées, em Paris, ou na 5th Avenue, em Nova York. A Saks Fifth Avenue, aliás, foi a segunda loja-âncora a se instalar no Bal Harbours Shops, em 1976.
Ainda no centro de compras, pausa para o almoço no Carpaccio, por exemplo, que tem uma gastronomia italiana irresistível. Além da entrada que leva o nome do restaurante em dezenas de variações, há saladas, massas, pizzas. Uma opção para jantar é o japonês Makoto, do chef Okuwa Makoto. Inaugurado em março deste ano (e do mesmo dono do Budakkan e do Marimoto, de Nova York), este é o restaurante do momento. No cardápio, há entradas como Spicy tuna crispy rice serrano, pratos principais quentes, como a mistura de bacalhau, com shitake, mini cenouras e molho oriental, sushis feitos em frente aos clientes e sete tipos de robatas deliciosas. Para beber, experimente drinques exclusivos, como a imbatível caipirosca de chá verde.E, antes de pedir a conta, experimente uma das sobremesas que os garçons adoram explicar quais são!
Depois de passear, aproveitar a vida noturna da cidade, provar deliciosos pratos e compartilhar momentos incríveis em um clima de descontração, além de fazer compras, hora de voltar para casa, mas com a certeza que, mesmo com o passar dos anos, o tempo fez bem a Miami!
Bal Harbour Shops 9.700 Collins Avenue, Miam i Beac h, Flórida, tel.: (305) 864-1801
W South Beach 2.201 Collins Avenue, Miami Beach, Flórida, tel.: (305) 938-3000
A jornalista Tatianna Babadobulos viajou para Miam i a convite do W South Beach e da American Airlines
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