quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Homenagem a YSL


Petit Palais, museu das Belas-Artes, em Paris, abriga, até 29 de agosto, a exposição em homenagem ao estilista Yves Saint Laurent, morto em 2008. Na mostra, composta por 15 salas temáticas, o visitante poderá conferir um pouco de suas criações 15 mil criações de moda (produzidas entre 1962 e 2002) e ter uma visão panorâmica de 40 anos de trabalho do estilista em uma seleção de mais de 300 modelos de alta costura e prêt-à-porter.

A mostra é multimídia: traz roupas, fotografias, desenhos e filmes (incluindo entrevistas com ele), sempre apresentados em um contexto histórico. Destaque para a criação do smoking feminino (à esquerda) e os lindos modelos desenhados pelo estilista, além de sua admiração por Coco Chanel: "Chanel deu liberdade às mulheres. YSL deu poder", diz a frase.

Há também scapins e botas, modelos estilo navy, saias escocesas, ternos risca de giz e príncipe-de-gales, vestidos curtos e muito sensuais com abertura nas costas. Há também um diálogo do estilista com a arte, principalmente impressos nos desenhos e nas estampas geométricas. No final, um grande salão de baile apresenta modelos incríveis de mais vestidos de haute couture.

Entre os vídeos, trechos do filme Belle de Jour (A Bela da Tarde) no qual YSL foi responsável pelo figurino da protagonista vivida por Catherine Deneuve.

Além da exposição em homenagem ao estilista, a visita ao Petit Palais já vale a pena, a começar pelo próprio prédio, construído no século 19 para a Exposição Universal de 1900. O visitante também pode conferir a exposição permanente, que conta com móveis de Luís XV, Luís XVI, obra de Claude Monet. Outro destaque é o café debruçado sobre o jardim do lado de fora.

Esta, porém, é a primeira vez que o Petit Palais abriga uma exposição de moda. Segundo Gilles Chazal, diretor do museu, a mostra se justifica no local porque Yves Saint Laurent foi "mais que um estilista, foi um artista excepcional, cujo trabalho pode ser inscrito na longa série de exposições dos Mestres da Arte" oferecidos por sua instituição cultural.

A visitação está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingresso custa 11 euros.

Petit Palais, Musée des Beaux-Arts, avenue Winston Churchill, 75008, Paris

---

Atualização: leia também a matéria publicada no 20 Minutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário