quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Les Ambassadeurs


Reinaugurado recentemente, o restaurante Les Ambassadeurs, que fica no Hôtel de Crillon (na Place de la Concorde, em Paris), é o local perfeito para compartilhar um belo jantar ao lado da aristocracia francesa.

Ocupando o antigo salão de baile do hotel, que data do século 18, o restaurante oferece uma gastronomia reconhecida como uma das melhores da capital francesa. Nas mesas, casais jovens parisienses, além de turistas do mundo todo que procuram o perfeito serviço à francesa e uma gastronomia de primeira. 

O lugar impressiona por sua grandiosidade e pompa, uma mistura de tradição com modernidade, onde a história vive em harmonia com a atualidade, sem perder a sofisticação e a elegância. A decoração estilo Louis XV foi concebida à época pelo arquiteto Jacques-Anges Gabriel: marchetaria com seis diferentes tipos de mármore e imponentes lustres de cristal. 

Ainda na decoração, as cadeiras e as mesas são vestidas com cores claras para criar uma sensação de harmonia com as nuances do mármore. Os painéis espelhados refletem a luz cintilante, enquanto os pendentes luminosos do lustre de cristal brilha. Às mesas, talheres de prata, taças de cristal, guardanapos de linho...

A carte traz pratos com coelho, foie gras, lagosta, caviar, sempre leves e saborosos, no melhor estilo francês. Destaque para o Le Saint-Pierre doré, carottes grenailles étuvées au gingembre e La Langoustine juste saisie, fenouil croquant, jus corsé au yuzu. Como sobremesa, doces cuidadosamente preparados de maçã, chocolate, sorvete, além de queijos selecionados: especialidades francesas.

Menus degustação são uma tentação à parte, e oferece ao cliente a oportunidade de conhecer quatro ou seis opções de pratos e, tanto no almoço como no jantar custa 68 euros e 140 euros, respectivamente, por pessoa. À parte, é possível escolher entre vinhos brancos, tintos e champagne. Todos nacionais, é claro.

Chefs
Amandine Chaignot é a sub-chef, abaixo de Christopher Hache (foto). Depois de participar da Ecole Ferrandi, trabalhou no Le Plaza Athénée, Ritz Hotel (em Londres), Le Meurice. Jérôme Chaucesse é o chef pâtissier e responsável pelos deliciosos doces.

Quem assina a carta de vinhos desde 1995 é o sommelier David Biraud, que acumula diversos prêmios, incluindo o de Melhor Sommelier da França, em 2002. Biraud começou como chef antes de descobrir sua paixão por vinho, o que lhe deu habilidade para harmonizar prato e vinho com grande sensibilidade.

Com uma equipe desse porte, quem não quer experimentar o que eles são capazes de fazer?

Les Ambassadeurs, 10, Place de la Concorde, 75008, Paris, tel.: 33 (0) 1-44-71-16-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário