quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tomo 1

Argentino, pero no mucho

O hotel Panamericano, onde o restaurante Tomo 1 está instalado, não chama tanto a atenção dos clientes, mas sua localização, convenhamos, é ótima: a poucos passos do Obelisco, na avenida 9 de Julio, em plena Buenos Aires. Do alto do prédio, local onde fica o restaurante comandado pelas irmãs Ada e Ebe Concaro, nem dá para perceber que estamos na capital argentina. A não ser pelo sotaque das pessoas que trabalham lá, começando pelo prestativo chef Federico Fialayre, filho de Ada, que cuida do salão.
 
O cardápio, embora seja de comida tipicamente argentina, não possui as famosas parrillas, mas influência europeia, especialmente francesa e italiana, com ingredientes locais. Para comer, que tal começar com Canapé ibérico com azeitonas e pimientos ou gravlax de salmão sobre canapé de brioche. Boa pedida também é a sopa fria de melão com granitas de colores. Como prato principal, vieiras gratinadas, Gigot de cordeiro salpicado com hongos boletus e pimenta negra. Para finalizar, patê à choux com perfume de maracujá. Entre um prato e outro, é claro, vinho argentino da melhor qualidade, seja branco ou tinto, uma vez que a adega tem capacidade para duas mil garrafas, justamente refletindo a vontade dos argentinos (e de seus visitantes) em degustar um bom vinho.

Por falar em vinho, o responsável é o próprio Federico que, embora tenha se formado em letras, começou a trabalhar na cozinha, depois foi garçom até virar directeur de sale. Mas foi durante estágios que fez em restaurantes na França que conheceu algumas especializações em vinho, antes de frequentar a escola para para sommelier. Então, ele aproveitou para conciliar as carreiras paralelamente: a de escritor de comida e vinho. Federico escreveu, durante muito tempo, para a revista de domingo do jornal Clarin, um dos maiores da capital argentina, no qual mantinha uma coluna de vinhos. Ele também contribuiu com diversas mídias especializadas e não-especializadas da Argentina, como La Nación, El Conocedor, Brando, Bacanal, Entrecasa, e também do exterior: Terra, Epicuro, Gula. Em 2008, seu trabalho lhe rendeu o Guia do Vinho Argentino, em colaboração com a renomada crítica Elisabeth Checa.

Lombo de javali com vegetais juliana e alfajor de batata-doce


Sofisticação
Sofisticação é um dos adjetivos que podemos dar ao Tomo 1. O ambiente refinado tem assinatura dos estúdios Pablo Sánchez Elía e Laura Tuvieron e é frequentado por muitos turistas, principalmente os que estão hospedados no hotel, mas também por alguns argentinos
que preferem o requinte que o ambiente oferece. A intenção dos arquitetos ao projetarem o ambiente era fazer com que a experiência gourmet e portenha se refletisse também no ambiente em que os pratos fossem degustados. Assim, entram em cena materiais
orgânicos, que fazem eco com a maneira artesanal como os Concaro trabalham na cozinha.
 
Para coroar as especialidades, o restaurante já ganhou prêmios, como o reconhecimento da cozinha e da adega, pela Académie Internationale de Gastronomie; primeiro prêmio de Artes Culinárias, pela Academia Argentina de Gastronomía; cinco estrelas no Diamond Award, primeira seleção do guia Fodor’s Choice, melhores restaurantes pela Time Out e outros tantos. 

Da próxima vez que for visitar Buenos Aires, aproveite para degustar ótimos pratos e sentir que sim, Buenos Aires é um pedaço da Europa na América do Sul.
A jornalista Tatianna Babadobulos viajou a Buenos Aires a convite do Silversea, do hotel Four Seasons Buenos Aires e da British Airlines

Um comentário:

  1. A carne argentina é uma das melhores do mundo.
    Perto de minha hospedagem Buenos Aires havia um restaurante maravilhoso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário