quinta-feira, 31 de março de 2011

Exposição Ailleurs

Carte Centres Fantomes, de Fernando Prats

O Espaço Cultural Louis Vuitton, em Paris, apresenta a exposição Ailleurs que, em português, quer dizer “em outro lugar”, em uma tradução livre. A proposta é uma nova variação sobre o tema de viagem e descobertas. Ao todo, são 18 artistas ditos “expedicionários”.

Ailleurs foi aberta de maneira simbólica com o trágico exemplo de Bas Jan Ader, um artista conceitual que quis, em 1975, atravessar o Atlântico com uma embarcação imprópria, sob pena de pagá-la com a sua própria vida. E também sobre o icônico Giovanni Anselmo, que escalou o monte Stromboli, na Itália, como um contato com o infinito. A mostra também irá prestar homenagem ao trabalho artístico a um pioneiro do gênero, Paul Gauguin.

Cada artista se expressa de uma maneira diferente e peculiar. Para Olivier Leroi e Alix Delmas, por exemplo, outro lugar não é apenas geográfico, mas também contextual.  Fernando Prats capta os traços de uma erupção vulcânica. Alguns esperam da expedição uma informação sobre o estado do mundo, outros vivem como um julgamento, e há ainda os que vivem como uma aventura. Até que, como Andreas Angelidakis, a última forma de criação: partir em festa ao mundo virtual gerado pela civilização digital.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, das 12h às 19h, e aos domingos, das 11h às 19h.

Espace Culturel Louis Vuitton
101, avenue des Champs-Élysées, 75008, Paris, Tel.: (33) (1) 53-57-52-03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário