quinta-feira, 30 de junho de 2011

Por que Paris?


Place de la Concorde: um dos passeios recomendados
Muitas pessoas me perguntam por que gosto tanto de Paris, já que visitei a capital francesa algumas vezes e estou planejando ir novamente. E a resposta é: não sei. Daí as pessoas falam: "Vá conhecer outro lugar!" E eu digo: "Não quero. Quero ver Paris." A verdade é que quero rever a cidade para ter certeza que ela continua tal como a deixei, na última vez que fui embora.

Paris é daquelas cidades que, pra mim, são especiais mesmo sem motivo aparente. Ok, estou falando da Cidade Luz, da cidade mais visitada do mundo, e parece ridículo falar que não há motivo. Porém, cada vez mais que a visito, fico com mais vontade de voltar.

Gosto de andar ao redor do Sena, subir e descer incansavelmente a avenue des Champs-Élysées, rodar os museus, sentar em um banco qualquer no Jardin du Luxembourg, ou no Jardin des Tuileries, ou outro qualquer. Banco do metrô ou poltrona de um cinema qualquer, vendo qualquer filme.

Gosto de praticar o francês que aprendo aqui jogando conversa fora, tomar um café em um dos cafés com mesinha na calçada, comer macaron, olhar as pessoas passarem. Gosto de Paris porque, mesmo escolhendo comer mal, se come bem. Mas se escolher comer bem, então vai ter o melhor.

Gosto de tomar vinho barato, daqueles nacionais que vendem no supermercado, quando chego em casa. Gosto de sair sem destino e descobrir lugares incríveis. Paris é previsível, mas também reserva surpresas. Por isso é especial e convidativa.

Seja para ficar três dias ou trinta, sempre será pouco, mas suficiente para apaziguar a saudade, seja no verão, na primavera, no outono ou no inverno.

Ouça Ella Fitzgerald cantando "I Love Paris". E, se aceita sugestão, aqui há vários passeios para fazer em Paris. Para finalizar, sim, sou como Madeleine Peyroux: "J'ai deux amours, mon pays et Paris".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário