quarta-feira, 8 de junho de 2011

Stanley Kubrick

 Exposição itinerante que começou na Alemanha chega a Paris

Quem estiver em Paris até 31 de julho terá a oportunidade de ver a exposição dedicada ao diretor Stanley Kubrick, na Cinemateca Francesa. Autor de filmes como "Laranja Mecânica", "2001 – Uma Odisséia no Espaço" e "De Olhos Bem Fechados", entre outros, Kubrick também foi homenageado durante o Festival de Cannes neste ano, já que sete de seus filmes foram restaurados e projetados na ocasião.
Esta é a primeira vez que a Cinémathèque Française abriga uma exposição itinerante que não foi iniciada pela própria equipe, mas sim por outras instituições.
Isso porque a mostra pertence ao Deutsches Filmmuseum de Frankfurt, na Alemanha, e à Hans-Peter Reichmann, seu comissário, que desde 2004 organizou a exposição com Christiane Kubrick, Jan Harlan e Stanley Kubrick Archive, em Londres. Desde então, a exposição passou por diversas cidades, como Berlim, Zurique, Roma e Melbourne. 

Cena de "2001 - Uma Odisséia no Espaço"
Na ocasião, o visitante pode acompanhar roteiros, cartas, documentos de pesquisas, fotos de turnês, roupas e acessórios em encenação cronológica, de modo que pode conferir a evolução da obra de um dos grandes mestres da sétima arte: de seus primeiros curtas-metragens ao seu último filme De Olhos Bem Fechados, com Tom Cruise e Nicole Kidman, passando por seus filmes históricos, como O Iluminado, estrelado por Jack Nicholson. Há ainda uma retrospectiva de filmes de Kubrick, livros, números especiais de revistas que fizeram referência ao diretor.

A mostra está no quinto e no sétimo andares da Cinématèque, ocupando um total de mil metros quadrados. A cinemateca está fechada às terças-feiras, mas a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 19h, sendo que às quintas fica aberta até às 22h. O ingresso custa 10 euros.

Cinémathèque Française Rue de Bercy, 51, 75012, Paris, te l.: 01 71 19 33 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário