quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Campos do Jordão - São Paulo

(Publicada em junho de 2007)


Campos do Jordão: o destino certo neste ano

Todo ano é a mesma coisa: é só a temperatura marcada pelos termômetros começar a cair que aqueles que estavam acostumados a ir para o litoral em busca do sol, seguem para o alto da serra no inverno. Muitos seguem para Campos do Jordão a procura por um local ideal para curtir a dois uma boa lareira acompanhada de cobertor, fondue e vinho. É neste período o tempo de vestir casacões, cachecóis e toda a parafernália para se proteger do frio que muitos desfrutam com prazer.

Conhecida como a Suíça Brasileira, a cidade está localizada na Serra da Mantiqueira (a duas horas e meia da capital pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e SP-123) e tem cerca de 40 mil habitantes. Na alta temporada, porém, recebe o número exorbitante de um milhão de turistas atraídos pelos chalés com lareira, passeios a cavalo e trilhas repletas de paisagens deslumbrantes, além de esportes radicais como arborismo, tirolesa, skybike, off-road, balão e paraglider.

Para sossegar, fazer as comprinhas, comer e ver gente bonita o point é mesmo Capivari, a vila mais badalada, local de encontro de gente bonita, chique e louca por agito. Sua fama é firmada por ela ser palco dos desfiles de carrões importados que circulam e entopem a cidade.

Hotéis e pousadas não faltam na gama de opções que Campos do Jordão oferece. “A época de alta temporada em Campos é sempre a mais esperada pelos empresários da região, pois traz à cidade um turista com alto poder aquisitivo, ávido em adquirir produtos e serviços da mais alta qualidade”, comenta Giodi Matsubara, diretor do Matsubara Hotel de Campos do Jordão. “Em comparação com o ano passado, 2007 promete ser mais positivo para nosso hotel”, diz Giodi.

O hotel oferece 20 apartamentos com calefação, banheira ou hidromassagem, TV de tela plana, DVD. Ainda há sala de jogos, sala com lareira e cardápio com pratos de cozinha internacional.

Quem vai atrás de grandes grifes não pode deixar de ir ao Market Plaza, um shopping sazonal que sobe a serra mais uma vez. Na parte de gastronomia, quem está lá este ano é o Burger King. Outra delícia que sobe a serra é a marca de sorvetes Häagen-Dazs, além do Havanna Café.

Como também acontece todo ano, o Festival de Inverno, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Campos do Jordão, já tem data marcada. A 38ª edição do Festival acontece entre os dias 7 e 29 de julho em seis espaços: Auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Sta. Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr. Além.

Neste ano, o Festival homenageia a Mulher, inspiradora dos maiores criadores de todos os tempos, através das intérpretes e compositoras de extraordinária qualidade que se apresentarão em Campos do Jordão: a soprano Dame Kiri Te Kanawa, as pianistas Maria João Pires e Cristina Ortiz, as cordas do Trio Eroica, a trompetista Alison Balsom, as sopranos Rosana Lamosa e Gabriela Geluda, além de Jocy de Oliveira, que será a compositora residente deste ano, entre outras.

A montagem da ópera Rita, de Gaetano Donizetti, será regida pela paulistana Debora Waldman e terá a direção cênica de Carla Camurati, atriz e diretora que acumula grande experiência em teatro, cinema e televisão, já tendo dirigido a Carmen, de Bizet, Madame Butterfly, de Puccini e o filme La Serva Padrona, baseado na ópera bufa de Pergolesi. Debora Waldman estudou na Argentina, Israel e no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris; é assistente do maestro Kurt Masur na Orquestra Nacional da França.

Ao todo, serão 48 espetáculos em 23 dias. Grande parte deles com preços populares e muitos gratuitos na Praça do Capivari, nas Igrejas Sta. Terezinha e São Benedito.

Passeios para todas as idades
Entre os passeios imperdíveis estão o Horto Florestal, a Pedra do Baú e o Morro do Elefante. A 1.950 metros acima do nível do mar, a Pedra do Baú possui uma extensão de mais ou menos 20 metros de largura e 500 metros de comprimento. Para se chegar até lá são necessárias quase duas horas de caminhada pelo meio do mato. Mas quem não quiser enfrentar a jornada pode só apreciar o visual, o que já vale a ida pela sofrida estradinha de terra. Já o Morro do Elefante é onde está localizado o teleférico, além da vista panorâmica da cidade.

Com remanescentes das florestas de araucária, o Parque Estadual de Campos do Jordão foi criado em 1941. Além das araucárias, muito comuns em cidades frias, houve reflorestamento de quase 2.500 hectares de pinus. Também é possível observar espécies animais como a onça parda (suçuarana), esquilo, quati, entre outros.

Campos do Jordão pode até ser o destino anual no inverno, mas continua irresistível!

Matsubara Hotel Campos do Jordão, Rua Professor José Paulo, 80, Campos do Jordão, tel.: (12) 3663-3177

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário