quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Litoral Norte - São Paulo

(Publicada em 24 de novembro de 2006)


Praia com (muita) emoção

Quem busca um pouco mais de agitação, o Litoral Norte de São Paulo oferece opções de esporte radical e ecoturismo

Praia é sempre um bom destino para quem quer fugir da cidade aos finais de semana, sejam eles prolongados ou não. Quando se tem uma opção a mais, o local se torna mais atraente para os turistas aproveitarem ao máximo a viagem. No Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é pontilhada por diversas praias de areia clara que atraem cada vez mais a moçada descolada do Estado. A 170 quilômetros da Capital pela Rodovia Rio-Santos, a cidade oferece muito mais do que belíssimas praias.

O litoral possui ilhas que podem ser visitadas de barco (que podem ser alugados na marina ou com pescadores, que fazem o frete), como As Ilhas (composta por três ilhotas), Ilha dos Gatos, Montão de Trigo e Ilha das Couves. Em nenhuma delas, porém, é permitido acampamento, pois em todas há um "caseiro" responsável pelo controle.

As Ilhas, por exemplo, atraem embarcações de luxo que saem de outras cidades em busca de um local para atracar enquanto aproveitam o sol. A Ilha dos Gatos tem natureza intocada e abriga as ruínas de uma antiga construção que pertencia ao magnata norte-americano Robert Rockfeller.

Já a Montão de Trigo é habitada por uma comunidade de 10 famílias de pescadores (mais ou menos 40 pessoas). O local é procurado no verão por mergulhadores, pois a água é clara e tem boa visibilidade. A Ilha das Couves também é habitada por pescadores, que fazem a travessia pela Barra do Sahy.

Praias mil
Entre as praias, Camburi é a preferida pelos surfistas, assim como a agitada Maresias. Juqueí, Baleia e Boiçucanga são as preferidas pelas famílias inteiras, que buscam tranqüilidade e águas mais calmas. Boiçucanga, que significa "cobra de cabeça grande" em tupi, reúne um grande número de pousadas aconchegantes para hospedagem, como a charmosa Posada Di Mari, localizada em frente ao mar. Descontraída, ela é decorada de modo alegre e colorido e possui apenas nove suítes. Uma grade na área de lazer, formada por piscina e espreguiçadeiras, separam a areia da praia da propriedade da pousada.

Em estilo clássico, o Atena Praia Hotel fica em frente à praia, mas não com "o pé na areia". A piscina com cascata tem vista para o mar e o estacionamento é fechado. Na área comum do hotel, sala de TV com DVD, american-bar, restaurante, serviço de praia.

Já a Pousada Tempo Rei é um pouco mais afastada da praia, mas possui 18 apartamentos, de três tamanhos, incluindo um modelo com cozinha americana para quem não abre mão de preparar os seus pratos. O café da manhã é bem caseiro e reforçado, com bolos, pães, sucos, cereais e os proprietários estão sempre por ali te fazendo se sentir em casa.

Farta é a gastronomia. Na orla de Boiçucanga, o restaurante Spazio di Paolo é uma boa opção para quem na abre mão de um bom prato. Há três anos na cidade, a casa já existe em Campos do Jordão há 11. O ambiente é rústico, feito com tijolos da olaria dos avós dos proprietários, os irmãos Paulo Roberto e Paulo Eduardo Gomes. De frente para o mar, há mesinhas do lado de fora que convidam para um chope com a brisa fresca.

Especializado em massas, o restaurante possui forno à lenha, que é usado principalmente para gratinar as massas feitas na hora, que podem, inclusive, ser acompanhadas pelo cliente. No destaque do cardápio, que oferece mais de 100 opções, entradas, saladas, sopas, fondues, peixes, frutos do mar, assados, carnes, massas e sobremesas. Destaque para o Agnelotti, massa feita com ricota, uva passa e molho branco.

Radical
Em meio à Mata Atlântica, o Tuim Parque, no sertão de Barra do Una, oferece opções de esporte radical, como caiaque e arvorismo seguido de tirolesa. O rio localizado ali dentro tem nível de dificuldade 1, mas as pedras no meio do trajeto dificultam um ouco o passeio, principalmente para quem não está acostumado a remar.

Já o arvorismo possui cinco partes, que consiste em ultrapassar os obstáculos na copa das árvores utilizando equipamento de segurança. No final, duas deliciosas escorregadas na tirolesa.

Localizado em meio a uma vegetação densa, o parque possui mais de duas mil espécies de animais, incluindo alguns que estão em extinção. Como forma de preservação, o número de visitantes é controlado, de modo que é necessário agendar a visita. Uma dica é realizar os passeios com a Ecodynamic, que realiza turismo de aventuras e está localizada em Camburi.

A equipe conta com profissionais formados para atender a todas as exigências de segurança e têm a vantagem de conhecer a região. Para o receptivo, a empresa conta com carros que levam e trazem os turistas para os passeios. A infraestrutura do Parque conta com guias e monitores treinados, além de restaurante com uma cozinha mineira de dar água na boca. Só não se esqueça de reaplicar o repelente de insetos com freqüência, pois os borrachudos não costumam respeitar nem a marca do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário