quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fortaleza - Ceará

(Publicado em outubro de 1999)

Ceará para todos os gostos turísticos
Conhecer o Ceará significa ver o contraste entre a fartura e a pobreza, os males e a seca. Quem acompanha os noticiários e vê a seca que assola o sertão cearense não imagina que belas paisagens existem em todo o litoral. São quilômetros de praias a serem conhecidas e aproveitadas.

Fortaleza, assim como boa parte do estado, está voltada para o turismo. Pacotes oferecidos por empresas do ramo não faltam no mercado. Ao contrário, eles estão cada vez mais acessíveis, sobretudo no preço. Até um aeroporto internacional foi construído: mais uma entrada de turistas. Estrangeiros, portanto, há aos montes, de todos os lugares, falando diferentes idiomas e sofrendo com o calor intenso característico de todo o Nordeste. Muitos deles, inclusive, vão para ficar.

As praias da capital, contudo, não valem a pena para o banho, com exceção da do Futuro. Um pouco mais distante que as outras em relação ao centro, ela possui barracas que oferecem cadeiras e guarda-sóis aos turistas. No inverno, o vento prevalece e alivia um pouco o calor, entretanto o sol não brinca, fere.

Boemia
Não existe pôr-do-sol mais lindo como o da praia de Iracema, mais precisamente na Ponte Metálica. Lá, as pessoas costumam se reunir para presenciar o espetáculo natural que ele dá ao se colocar no mar.

A ponte também é conhecida como Ponte dos Ingleses pelo fato de terem sido eles seus construtores, com a finalidade de desembarcar a mercadoria no porto, principalmente o próprio ferro utilizado para sua construção. Depois de tanto tempo, ela virou símbolo da praia e ponto de encontro de gente bonita.

Caminhar pela avenida Beira Mar e visitar a feirinha de artesanato também é uma boa dica. Porém, o melhor é passar antes no Mercado Central, pois o preço é menor e a maioria dos produtos é igual.

Beber um chope, comer um petisco, virar boêmio. Cenário não falta. Mais que em qualquer outro lugar, a noite fortalezense é uma criança. Na praia de Iracema, as cadeiras dos bares ficam na calçada e as ondas do mar batem bem perto ao encontro da Música Popular Brasileira que é tocada ao vivo. Então, o calor libera a sensualidade e a paquera rola solta.

Não é a toa que do Ceará saíram humoristas famosos, como Renato Aragão, Tom Cavalcanti, Chico Anísio, entre outros. Toda noite, no Shopping Pizza, há um artista se apresentando e fazendo o povo rir. O transformista Ciro Santos também pode ser visto na barraca Subindo ao Céu, na praia do Futuro. Bom mesmo, porém, é Zé Modesto, personagem de João Leite que, além de humorista, é mímico.

Mergulho
Outro programa imperdível é o mergulho nas águas quentes do Ceará. Como o mar é muito agitado, deve-se tomar cuidado para não enjoar. Por isso, mesmo que você já tenha experiência em outros mares, os instrutores consideram o primeiro mergulho lá como batismo (o primeiro de todos). Mas vale a pena. A água do mar é bem azul e a vida marinha vista no fundo é o paraíso. Há espécies de vários peixes, bem como tartarugas, arraias e tubarões-lixa.

Dunas
Uma antiga vila de pescadores, a Taíba, localizada a 70 km no caminho do Maranhão, cresceu devido às explorações dos próprios fortalezenses. Nessa praia há dunas e, no final da tarde, quando o sol está mais fraco, as pessoas se encontram para apreciar o visual.

Duna, no entanto, não serve só para olhar o que se tem em volta. Segundo o novo esporte praticado pelos nordestinos, ela serve mesmo para surfar. Sim, o esporte é bem esse: surfe de areia.

O instrumento nada mais é que uma prancha especial de madeira, com dois lugares para se encaixar os pés e parafina para ela deslizar melhor. Os surfistas descem a areia como se fosse uma onda no mar. No começo, porém, as pessoas apenas arriscam descendo sentadas. Depois que criam coragem, percebem que descer em pé, além de seguro, é bom demais.

Antes da Taíba há outra praia tipicamente turística: Cumbuco. Guias alucinados oferecem passeios de bugue por cima das imensas dunas, com direito de escolher entre duas opções de divertimento: com ou sem emoção.


Viagem
Seguindo em direção a Natal, 20 km a leste de Fortaleza, encontra-se a praia Porto das Dunas, lugar em que se localiza o parque aquático Beach Park. O maior toboágua do mundo está lá, o Insano, com 41 metros de altura. A vista para o mar que se tem ao topo do brinquedo é maravilhosa.

Mais a frente, a 65 km, está Morro Branco, famoso por suas falésias e areias coloridas. O artesanato é o ganha pão das pessoas que sabem fazer maravilhas com copos, garrafas e grãos de areia por dentro. Os artesãos com mais prática gastam, em média, duas horas para decorar um copo como o de cerveja.

Andando mais 75 km encontra-se Canoa Quebrada, pertencente ao município de Aracati. Diz a lenda que a praia tem esse nome porque, enquanto um casal de argelianos em lua-de-mel passava por ali, seu barco quebrou. Por isso, também, que o símbolo da praia é justamente a bandeira desse país (uma lua e uma estrela), desenhada em pedras. O folclore crê que, os casais que por ali passam, jamais se separam.

Mais atrações
Outro passeio a partir de Canoa Quebrada é ir até Ponta Grossa. O visual é maravilhoso inclusive dentro d’água. Se por acaso você não quiser alugar um bugue e estiver de carro, basta pedir ajuda a um guia para que ele dirija o seu pela praia. Eles sobem as dunas sem atolar usando uma técnica que consiste em murchar os pneus.

A cada metro dessa estrada de areia há uma paisagem que vale fotos ou simples apreciações. Aliás, o Ceará inteiro pode ser visto com olhos deslumbrados por contrastar a diferença existente entre os outros estados do país. Todavia, ao chegarmos de volta e nos depararmos com os arranhas céus de São Paulo, percebemos que ainda dá para ser feliz em outro lugar, mesmo dentro do nosso Brasil. Sim, porque estresse é lá que se alivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário