quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Parati - Rio de Janeiro

(Publicado em fevereiro de 2001)

Entre São Paulo e Rio
Parati é uma dessas cidades que contenta todo mundo. É cidade histórica como aquelas de Minas Gerais, mas tem mar. Fica no Rio de Janeiro, mas é a primeira cidade depois de São Paulo para quem vem pela Rio-Santos. Possui ilhas ao redor com águas cristalinas e já foi refúgio de piratas e forasteiros.

Em um simples passeio pelo centro da cidade já é possível observar que há turistas vindos do mundo todo. Isso porque existem suíços e alemães donos de pousadas; cariocas que encontraram sossego e abriram restaurantes; paulistas que estavam fartos da cidade grande e descobriram que a venda de artesanatos em lojinhas pitorescas podia ser um grande negócio.

Para quem procura sombra e água fresca, a dica é pegar um barco e sair em busca de uma ilha menos movimentada. Isso porque as praias de Parati estão longe de serem monótonas. Cenário da novela global "Mulheres de Areia", exibida pela TV Globo, a praia de Tarituba é o ponto de partida para a Ilha do Pelado.

Distante uns 20 minutos do continente, a ilha tem esse nome porque possui pouca vegetação, contrastando com a vizinha Ilha do Breu, cercada por mata nativa. Além da nascente de água o ano inteiro, há um barzinho muito (bem) freqüentado. Água cristalina, infra-estrutura e longe da poluição da cidade grande. Quer mais o quê?

Areia, sol e mar
Outra dica de passeio é ir até Trindade. Antigamente procurado por forasteiros e piratas, o vilarejo fica a trinta quilômetros de Parati, no sentido de São Paulo, em uma área de proteção ambiental. Para desbravar as praias, no entanto, é preciso muita força de vontade e, principalmente, disposição.

A praia Brava, por exemplo, possui acesso por trilha e é quase deserta. Já a do Cepilho é a preferida dos surfistas devido às suas enormes ondas. Em compensação, toda a calmaria foi reservada para a encantadora praia do Cachadaço. Sua piscina natural permite a prática de mergulho livre, aquele no qual o mergulhador precisa apenas de máscara, nadadeiras e snorkel.

O acesso à praia é meio complicado, já que é feito apenas por barco ou por uma trilha bem chatinha, mas maravilhosa. Então, já que você chegou até aqui, relaxe e aproveite, pois o Cachadaço foi batizado como um dos lugares mais bonitos da região. Caso você seja adepto do naturismo, a pequena praia da Figueira é um prato cheio.

Mesmo com tantos atrativos, tente evitar a vila de Trindade aos finais de semana prolongados e também na alta temporada de verão. Isso porque muita gente vai para lá e as pousadas ficam lotadas e as ruas, entupidas.

Dentre as (boas) opções de passeio em Parati ainda não estão listadas as cachoeiras localizadas em uma área de reservas (Parque Nacional da Serra da Bocaina, Reserva Ecológica da Joatinga, Parque Estadual de Paraty-Mirim e Áreas de Proteção Ambiental de Cairuçu e da Baía de Paraty). Fica confirmado, então, que mais um grupo de pessoas pode se interessar pela cidade: os ecoturistas.

De noite na praça
Como não há muitas alternativas de passeios para se fazer à noite, a pedida é se dirigir ao Centro Histórico e se acomodar em alguma das muitas mesas de bares que circundam a praça principal. Foi em torno da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, aliás, que a cidade nasceu.

Nos finais de semanas prolongados e no verão, a praça costuma receber rodas de capoeira e bandas no começo de carreira. Isso, porém, não chega a ser um empecilho para quem quer apenas ouvir rock, se distrair ou até mesmo arriscar a própria sorte em uma roda.

Dentre os bares há uns com música ao vivo, outros com um bom som ambiente. Embora o serviço não seja lá essas coisas, já que podemos perder muito tempo em troca de um suco ou uma porção, a loira gelada é a mais solicitada nas noites quentes de verão.

O artesanato local é bastante rico, por isso aproveite para conhecer o que aquele povo sabe fazer. Abastecido principalmente por souvenires para turistas, o comércio também possui muita coisa legal e barata.

Da época da colônia
Distante 241 Km do Rio e 330 Km de São Paulo, Parati é uma das cidades mais charmosas do Brasil. Fundado no século 17, o município localizado ao sul do Rio de Janeiro chegou a ter o segundo mais importante porto brasileiro. Devido a sua posição estratégica, era de lá que saía o metal precioso e o café que eram embarcados para a Europa.

Sua aparência colonial ainda é conservada, principalmente devido ao calçamento de pedra das ruas conhecido como pé-de-moleque. Os antigos casarões da elite colonial hoje são pousadas, lojas de artesanato, antiquários, restaurantes e bares. Para preservar o encanto colonial, as ruas do Centro Histórico são protegidas por correntes que impedem a circulação dos carros.

Seguindo as tradições coloniais, o passeio pelo Centro é feito a pé e bem lentamente por dois motivos. O primeiro é o mais óbvio: devido ao calçamento, não são possíveis passos largos se você não estiver acostumado, ou, no mínimo, não quiser torcer os tornozelos. Já o segundo motivo é mais prazeroso: à medida que se anda por aquelas ruas é como se uma viagem ao passado fosse feita. Assim, você aprende um pouco da história do nosso país e deixa o ritmo estressante das cidades grandes para trás. Faça as malas e boa aula, ou melhor, boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário